kitesurf Takeoff team

O Kitesurf foi criado em 1985, pelos irmãos franceses Bruno e Dominique Legaignoux. O nome que resulta da junção de duas palavras inglesas: “Kite”, que significa pipa e “Surf”, do verbo inglês “to surf”, que significa “navegar"

Kitesurf, kiteboarding ou mesmo flysurf é um desporto aquático que utiliza uma pipa e uma prancha com ou sem alças. A pessoa, com a pipa presa à cintura através de um dispositivo chamado trapézio, coloca-se em cima da prancha, comanda o kite com a barra, e sobre a água, é impulsionada pelo vento que atinge pipa

como aprender

Os iniciantes devem participar de um curso?

Com certeza! A melhor base para um kitesurf seguro é para participar de um curso sob a orientação de um especialista. Para sua própria segurança e para a segurança dos outros, as regras básicas e a manipulação dos equipamento de segurança devem ser aprendidas. O que se aplica ao paraquedismo, escalada ou esportes similares também se aplica ao kitesurf: nunca comece sem orientação.

Quanto tempo leva para ser capaz de se ficar em pé uma prancha?

Geralmente um curso de 10 horas é o suficiente para que o iniciante seja capaz de ficar em pé na prancha e para que ele possa continuar praticando de forma independente.

Que requisitos físicos devem ser satisfeitos?

Não é necessário ser extremamente forte. Na verdade pode ser uma desvantagem no início, pois muitos tentam usar sua força para subir na prancha. Geralmente, essas tentativas terminam com uma queda na água. Para controlar a kite, dois dedos são suficientes. Portanto, o tato é mais importante do que os músculos.

As condições no Espírito Santo são adequadas para iniciantes?

Sim, com certeza! Isto é exatamente o que diferencia dos demais e: as condições climáticas e os diferentes pontos oferecem algo para as suprir as necessidades de todos, desde iniciantes até especialistas. A lagoa de Cauipe é rasa e, portanto, é muito apropriado para as primeiras tentativas de kite. E no mar há espaço suficiente para a prática, sem que um praticante atrapalhe o outro.

Regras básicas do kitesurf

Os fatores mais importantes para evitar acidentes são o respeito mútuo e a consciência dos possíveis riscos. Portanto, algumas regras básicas devem ser seguidas:

  • A regra de ouro para iniciantes: aprenda kitesurf sob a orientação de um especialista!

  • Só suba na prancha caso você esteja mentalmente e fisicamente apto.

  • Pense com antecedência nas eventuais situações de emergência.

  • Antes de cada início, verifique seu equipamento cuidadosamente para encontrar eventuais danos e garantir a instalação adequada.

  • Proteja seu equipamento quando estiver na praia para evitar que partes voem para longe por acidente. Não deixe nada solto na praia.

  • Use sempre o equipamento de segurança adequado às condições.

  • Use sempre uma corda de segurança e sistemas de liberação rápida para todos os equipamentos. A corda da prancha pode ser perigosa, portanto, use capacete quando você for usá-la. Ou ainda melhor: aprender kitesurf sem a corda da prancha.

  • Mantenha-se atualizado em relação ao vento e ao tempo. Ser surpreendido por uma tempestade pode ser fatal. Só suba na prancha quando você puder controlar a força do vento. Tente evitar ventos offshore e onshore.

  • Fique atento aos arredores e certifique de ter espaço livre suficiente disponível. Especialmente próximo às suas cordas. Não deve haver quaisquer obstáculos nas proximidades (casas, barcos, objetos duros) que possam se tornar perigosos.

  • Quando você chegar a um lugar desconhecido, pergunte a uma pessoa do local sobre as regras, peculiaridades locais, dicas de segurança etc.

  • Seja atencioso! Respeite a natureza, você mesmo, os outros kitesurfers ou praticantes de esportes aquáticos e as outras pessoas!

  • Esteja ciente das consequências da falta de um seguro com cobertura para esportes aquáticos (que inclua o kitesurf de forma específica).

Downwind'ES

O que é o Downwind'ES

Os Downwind'ES são aventuras que duram vários dias em praias tropicais desertas. Para apreciar esses passeios, há um grande foco na segurança e na prestação de bons serviços. Um veículo na praia e um guia de kitesurf na água acompanham a trip. Há sempre alguém disponível, então poderá desfrutar aproveitar o Downwind'ES com tranquilidade.

A cada dia que você fará kitesurf em um local diferente. Você vai conhecer os melhores pontos de kitesurf no Espirito Santo.

Os passeios

Os passeios levam entre 5 e 7 dias e você poderá escolher entre diferentes percursos. 

Nível de kitesurf

Os Downwind'ES não são adequados para iniciantes. Você deve estar confortável com ondas e ventos e ser capas de relançar a sua kite rapidamente. Os Downwind'ES levam cerca de 3 a 4 horas cada percurso, incluindo pausas. Portanto, um equipamento confiável e a aptidão física adequada são indispensáveis. O pré-requisito básico para o kitesurf downwind é um riding switch (toe side).

Locais para prática de kitesurf no Espírito Santo

Piúma

Guarapari

Vila Velha

Regência

Castelhanos

Paraty

Manguinhos

Quão perigoso é o kitesurf?

Geralmente pode-se dizer que quem adere às regras básicas (consulte a seção de Regras básicas de kitesurf) não precisa se preocupar muito. Os acidentes geralmente são resultados de descuido ou excesso de confiança. O tipo de acidentes que aconteciam nos primeiros dias do esporte hoje em dia são quase impossíveis devido aos materiais melhorados. Especialmente os kites com depower (uma espécie de pausa integrada) e mecanismos de liberação rápida aumentaram muito a segurança para os kitesurfers.

Dicionário de kitesurf

As seguintes plataformas explicam as expressões do kitesurf em ordem alfabética e listam fatos interessantes sobre o Kitesurf em geral:

http://www.zonakitesurf.com/linkskitesurf.htm

www.dragonkiteschool.com/es/otras-paginas/enlaces

http://kitemallorca.com/es/enlaces-kitesurf

http://blog.surfdestiny.com/noticias/kitesurf/diccionario-kitesurf/

Instrutores TakeOFF Team

Pedro Guimarães

Instrutor TakeOFF Team

Mais de 10 anos de experiência

Velejador

Ícaro Guiaroni

Instrutor TakeOFF Team

Mais de 10 anos de experiência 

Veja alguns vídeos 

Primeiro dia de treino 

Velejo na lagoa do siri em Marataízes-ES

© 2020 TakeOFF Adventure Co.